Quando o inquilino vai pagar o Primeiro Aluguel?

Postado em: 18/06/2024
lei do inquilinato primeiro aluguel contrato de locação

Ao alugar um imóvel, uma das principais dúvidas é sobre o pagamento do primeiro aluguel. A resposta depende do tipo de contrato que você assinou. Vamos esclarecer as diferenças:

1. Contratos com Garantia: Em contratos de locação com garantia (como fiador, seguro-fiança ou caução), o inquilino deve pagar o primeiro aluguel 30 dias após a retirada das chaves. Este prazo permite que o novo morador se instale e comece a desfrutar do imóvel antes de efetuar o pagamento inicial. É o famoso "Mora e paga!"

2. Contratos sem Garantia ou por Temporada: Para contratos sem garantia ou de locação por temporada, o aluguel é geralmente cobrado no momento da entrega das chaves. Ou seja, antes de se mudar, o inquilino deve efetuar o pagamento antecipado do aluguel. Este modelo é conhecido como "Paga e mora!"

Por que isso importa? Entender o momento correto de pagar o primeiro aluguel ajuda a planejar financeiramente sua mudança e evitar surpresas.

Dicas Importantes:

> Leia o Contrato: Certifique-se de ler todas as cláusulas do contrato de locação com atenção.

> Pergunte e Esclareça: Não hesite em perguntar ao locador ou à imobiliária sobre qualquer dúvida.

> Planeje-se Financeiramente: Tenha em mente os prazos e prepare-se financeiramente para cumprir com as obrigações do contrato.

Lembre-se, cada contrato pode ter suas particularidades, por isso, sempre consulte os termos específicos acordados antes de assumir o compromisso.