Clube do Inquilino

Reinventamos a relação Inquilino x Imobiliária x Proprietário

Dia Internacional do Inquilino: Uma História de União e Reconhecimento

Postado em: 01/10/2023
Dia do Inquilino Direitos do inquilino direito a moradia digna Clube do Inquilino
Blog Clube do Inquilino

Em 1986, um marco significativo iluminou o horizonte da habitação global. A CNL (Confédération Nationale du Logemen), uma organização francesa dedicada aos inquilinos, propôs um dia de celebração mundial em homenagem a essas peças essenciais do cenário imobiliário. Com o apoio fervoroso do IUT (International Union of Tenants), em 22 de maio daquele ano, decidiu-se que a primeira segunda-feira de outubro seria para sempre lembrada como o Dia Internacional do Inquilino.

Esta escolha não foi aleatória, mas sim uma decisão fundamentada na resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) de dezembro de 1985. A Assembleia Geral da ONU, naquela ocasião, proclamou a primeira segunda-feira de outubro de cada ano como o Dia Mundial do Habitat, unindo-se à celebração global em honra ao direito universal à moradia.

A cada ano, o IUT traz à luz um novo tema para adicionar cor e contexto a esta data especial. No entanto, as organizações de inquilinos em todo o mundo têm a liberdade de escolher seus próprios temas, permitindo que a celebração seja uma verdadeira expressão da diversidade e complexidade do mundo dos inquilinos.

O Dia Internacional do Inquilino transcendeu a sua posição no calendário. É um lembrete eloquente de que, por trás de cada contrato de aluguel, há uma história de lares construídos, sonhos nutridos e vidas formadas. É uma celebração da colaboração harmoniosa entre inquilinos e locadores, e um tributo à importância vital desses laços na tapeçaria da vida moderna.

Portanto, celebremos não apenas a data marcada, mas o espírito de união e reconhecimento que ela representa. Nós do Clube do Inquilino, desejamos que o Dia Internacional do Inquilino continue a iluminar o caminho para futuras gerações de lares felizes e prósperos.